sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Lançamento: Os Xokleng



Lançamento: Revista em quadrinhos “Os Xokleng”
Graphic Novel de Alex Guenther
20 de setembro, 19:30min - Teatro Carlos Gomes de Blumenau
Entrada gratuita


O ilustrador e designer gráfico Alex Guenther, lançará no dia 20 de setembro, às 19:30min, no Teatro Carlos Gomes, a revista em quadrinhos “Os Xokleng”. A revista com 58 páginas em preto e branco relata a vida e os costumes dos índios Xokleng da região de Ibirama e a história de quando eles entraram em contato com os “brancos”. A ideia do projeto surgiu em decorrência da falta de material sobre o assunto na região e da continuidade do trabalho do autor em rasgatar a história dos povos de Santa Catarina.

Após dois anos de trabalho com pesquisas, roteiro, ilustrações, arte final, diagramação e montagem, a revista ganhou “corpo”. O projeto teve a participação de profissionais, com a introdução e revisão do historiador e antropólogo Sílvio Coelho dos Santos, poema de Vilson do Nascimento, correção ortográfica do jornalista Carlos Braga Mueller e projeto de Regina Ballmann. Desde 2003, Guenther realiza projetos com revistas em quadrinhos, todos viabilizados pelas leis de incentivo à cultura e distribuídos gratuitamente em colégios, bibliotecas e centros turísticos do vale do Itajaí. “trabalhar com a mídia em quadrinhos é uma dádiva, pois desenhos desde os 6 anos e sempre procurei ingressar nesta área”, resalta, lembrando que há muito tempo percebe a falta de material diferenciado sobre a cultura do Vale.

Segundo Guenther, a história dos imigrantes alemães e italianos seria digna de filmes. “minhas primeiras experiência foram com as revistas “O Desbravador”e “Vale dos Imigrantes”,destaca. Ele conta que as revistas mostravam a visão do imigrante, deixando de se contar a outra “visão” dos índios. “Apesar de muitos elogios, fui criticado por parecer que estava marginalizando os nossos índios”, revela. “Todas as críticas me levaram a pensar em contar o outro lado da história em uma grandiosa revistas, da qual pudesse revelar o que aconteceu com os Xokleng”, acrescenta.Para o ilustrador, foi muito importante a participação do historiador Santos (falecido este ano), “grande conhecedor da tribo, da qual me fez todas as orientações posteriores para o melhoramento do livro”. Guenther acredita que atualmente os quadrinhos estão em ascenção, vindos com muita força para tornar-se material didático em sala de aula.Os Xokleng foi inscrito em muitos editais de apoio a cultura, sendo viabilizado pelo Edital Elisabete Anderle do estado de Santa Catarina, com tiragem de 2 mil revistas a serem distribuídas gratuitamente entre colégios, bibliotecas e museus de Blumenau e Ibirama. Mais informações sobre a revista no endereço eletrônico: www.alexguenther.com.

Segundo a história, os Xokleng habitavam uma grande área coberta pela floresta tropical (Mata Atlântica), que se estendia desde as proximidades de Curitiba até a altura de Porto Alegre. Durante séculos a condição de nômades caçadores coletores se reproduziu de geração em geração sem transtornos. Com a chegada dos homens brancos, entretanto, tudo começou a mudar.

Fonte: www.alexguenther.com

Nenhum comentário: