segunda-feira, 31 de julho de 2017

CINEMA: Dunkirk (Por RicBrandes)




O gênero de guerra é um dos mais presentes e marcantes na história da Sétima Arte, desde seus primórdios. E o diretor britânico Christopher Nolan (A Origem, Interestrelar e Batman, o cavaleiro das trevas) resolveu aventurar-se nestas águas turbulentas e tão navegadas, em busca de uma nova visão sobre o tema.

Em Dunkirk, o diretor consegue explorar os recursos cinematográficos com maestria, deixando de lado as questões tecnológica e do 3D em cena. E com genialidade, consegue inserir o espectador em uma experiência de imersão dentro da segunda Guerra Mundial, mais precisamente na história real da grande batalha de Dunkirk, onde mais de 300 mil soldados aliados foram evacuados de forma heroica, pelo mar, em meio ao cerco inimigo.      



É fato que Dunkirk tem qualidade acima da média, e consegue se sobrepor com maestria aos demais filmes do gênero, trazendo uma história eletrizante e envolvente. Já nos primeiros minutos, uma sequencia de ação provoca o espectador e convida a acompanhar a ação, junto a um grupo de soldados. Tiros. Bombas. Correria. A guerra e seu lado mais perverso da sobrevivência humana.



O drama e a tensão do conflito podem ser sentidos por terra, ar e mar, mesclando terrenos e cenários em uma só história com vária subtramas. O filme pode parecer confuso em alguns momentos, mas certamente tem aprovação unânime do público e crítica.

Como curiosidade, entre o talentoso elenco, estão Tom Hardy (Mad Max) no papel de um heroico piloto de guerra, e Harry Styles (cantor do OneDirection) em um excelente papel. Um elenco de qualidade, que traz ainda mais realismo e emoção ao filme.



Por fim, Dunkirk acerta com louvor ao trazer esta experiência eletrizante para os espectadores, com uma nova visão sobre a guerra. Peca em sua parte final, ao alterar e reescrever, em nome do patriotismo do diretor Britânico, a realidade dos fatos históricos que culminaram no resgate dos mais de 300 mil soldados em Dunkirk.

Sim, é quase unânime a opinião de que a cena final de Dunkirk, forçada e desnecessária, poderia ter sido mais realista. Mas nada que tire o brilho desta superprodução, que conquista com louvor o coração do público e crítica. 



E na mensagem final, fica claro que, na guerra, não existem heróis ou vencedores. Somente seres humanos lutando entre si, de forma irracional. Os verdadeiros heróis de guerra são aqueles que lutam para que ela não aconteça!

Super recomendo Dunkirk, para quem curte um filme de qualidade, baseado em fatos reais.

#Amigosdoadorocinema

2 comentários:

Unknown disse...

Acho que é um dos melhores filmes que fizeram. Christopher Nolan como sempre nos deixa um trabalho de excelente qualidade, sem dúvida é um dos melhores diretores que existem, a maneira em que consegue transmitir tantas emoções com um filme ao espectador é maravilhoso. Dunkirk filme tem um roteiro maravilhoso. É um filme sobre esforços, sobre como a sobrevivência é uma guerra diária, inglória e sem nenhuma arma. Acho que é um dos melhores filmes de ação. É uma produção que vale a pena do principio ao fim. É um exemplo de filme que serve bem para demonstrar o poder do cinema em contar uma história através de sons e imagens, que é, diga-se de passagem, a principal característica da sétima arte.

Unknown disse...

Muito boa resenha! Eu amei este filme. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Gostei muito da história de Dunkirk filme completo legendado por que não é tão previsível como outras. Vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Além, tem pontos extras por ser uma historia criativa. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver. O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo.