terça-feira, 11 de julho de 2017

DICA DE CINEMA: Okja (Por RicBrandes)



Uma poderosa empresa alimentícia. Um super porco, capaz de alimentar o mundo. Uma amizade para toda a vida. Eis o novo filme da Netflix, uma das grandes surpresas  do cinema de 2017: Okja.



Primeiro filme Netflix a disputar o Festival de Cannes, Okja é uma produção conjunta Coréia do sul / Estados Unidos com orçamento de 50 milhões de dólares, dirigida por Joon-Ho Bong (Expresso do Amanhã). Como principal mensagem, traz a questão do consumo da carne e da publicidade feita com os produtos animais.
Após inúmeros elogios e comentários positivos, resolvi assistir o filme. E fiquei realmente surpreso com este novo trabalho da Netflix e seu super elenco: Tilda Swinton (Doutor Estranho) interpreta a presidente da Mirando, empresa mundial de alimentos que quer revolucionar o mundo com sua super carne. Giancarlo Esposito (once Upon a time) é seu secretário particular e fiel escudeiro. Jake Gyllenhaal (O abutre) é o principal cientista da empresa, responsável pelos testes e experimentos genéticos com os super porcos.



No lado oposto da história, Paul Dano (12 Anos de Escravidão), (Steven Yeun (The Walking Dead), Lily Collins (Simplesmente Acontece) e Devon Bostick (The100) são os antagonistas (Spoiler), ativistas sociais que procuram desmascarar os métodos e pesquisas obscuros dos laboratórios da Mirando. 



Já a jovem Seo-Hyun Ahn rouba a cena e interpreta (com maestria) a menina Mija, a melhor amiga e protetora da super porca Okja. Uma amizade comovente e verdadeira, que cativa o espectador logo de cara.



Com efeitos especiais super realistas, Okja tem um visual surpreendente e uma fotografia maravilhosa, e demonstra o quanto os filmes da Netflix estão evoluindo rapidamente em técnica e qualidade.
Após assistir Okja, é difícil não se sentir tocado pela mensagem do filme sobre o consumo consciente da carne e sua produção industrial, além de tocar na ferida da questão da manipulação genética e de pesquisas secretas com animais.
E, para quem achou que o filme termina repentinamente, na cena pós créditos há um trecho bem bacaba e divertido (Spoiler), que apresenta um mote para a possível sequência de Okja. Super recomendo, vale à pena conferir!



#amigosdoadorocinema

Nenhum comentário: